Sopradoras semiautomáticas de garrafas de PET
A solução ideal para quem necessita de fabricar embalagens de PET a uma cadência baixa mas com a qualidade obtida nas máquinas de alta velocidade.
Os nossos sistemas incluem o compressor de ar de alta pressão, filtros de ar, arrefecedor de ar de alta pressão, arrefecedor de água para a sopradora, sopradora semi – automática de 1 a 4 cavidades e respectivo forno elétrico para aquecimento das preformas.
Tudo isto colocado num espaço reduzido e de fácil operação.
Consulte-nos!!
https://prosecore.pt/fabricacao-de-embalagens-de-plastico-2/
As embalagens de PET são um tipo de embalagem plástica muito utilizada em diversas indústrias, incluindo alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cosméticos, entre outros. O PET (polietileno tereftalato) é um material plástico durável e resistente, que pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos, tornando-o uma opção popular para a fabricação de embalagens utilizando para tal as sopradoras de garrafas de PET.
Entre as Indústrias que utilizam embalagens de PET:
- Alimentos e bebidas: garrafas de refrigerante, água mineral, sumos, molhos, óleos, leite, iogurte e muitos outros produtos são embalados em PET.
- Produtos de limpeza: comuns para produtos como detergentes, sabões, desinfetantes, entre outros.
- Cosméticos e produtos de higiene pessoal: produtos como champôs, condicionadores, cremes, loções e géis são muitas vezes embalados em frascos de PET.
- Farmacêutica: as embalagens de PET são usadas para embalar medicamentos líquidos, como xaropes e antibióticos.
- Outros: as embalagens de PET também são utilizadas em muitas outras indústrias, como produtos químicos, brinquedos, artigos de papelaria, entre outros.
Qual o conceito do fabricaco de embalagens de PET em sopradoras de garrafas de PET semiautomáticas: as embalagens de PET (garrafas, frascos ou potes) são produzidas a partir de préformas. Este processo semiautomático é geralmente utilizado em produções de menor escala. As máquinas de produção de embalagens de PET semiautomáticas incluem uma série de equipamentos: forno das préformas, sopradora de garrafas de PET, chiller e compressor de ar de alta pressão. O forno das préformas tem como objetivo aquecer o PET de modo a este ficar maleável e pronto para adquirir a forma final da embalagem.
Na estação de sopro, a máquina sopra ar comprimido de alta pressão para o interior do molde dando assim à préforma a forma final da embalagem. Nas sopradoras de garrafas de PET está instalado o molde que é a peça que define a forma da garrafa, pote ou frasco. O molde é sempre refrigerado por forma a solidificar o PET e manter a forma desejada da embalagem. O chiller e os filtros são periféricos indispensáveis ao trabalho das sopradoras de garrafas de PET semi automáticas.
As sopradoras de garrafas de PET semiautomáticas são geralmente compactas e fáceis de operar, permitindo que pequenas empresas e empreendedores produzam suas próprias embalagens de PET de forma eficiente e econômica sem recorrer a terceiros. No entanto, é importante destacar que o processo semiautomático pode ter limitações em relação à produção em larga escala, exigindo uma mudança para processos totalmente automatizados se houver necessidade de altas produções.
Uma das vantagens das sopradoras de garrafas de PET semiautomáticas relativamente às versões automáticas prende-se com o facto de poderem ser facilmente configuradas para produzir diferentes tipos de embalagens, tamanhos e formatos, permitindo que os fabricantes personalizem as suas embalagens, atendendo às suas necessidades específicas, com uma mudança de molde que normalmente é muito simples.
É importante mencionar que as embalagens de PET são recicláveis, o que as torna uma opção mais sustentável em comparação com outros tipos de embalagens. Quando recicladas, elas podem ser transformadas noutros produtos, como garrafas, têxteis, fibras, etc. A reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de resíduos plásticos nos aterros sanitários e no meio ambiente, além de economizar recursos naturais e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Para saber mais sobre produção de embalagens de PET em sopradoras de garrafas de PET automáticas, ver Fabricação de embalagens de plástico