Prosecore

Escritório: +351 21 446 21 60

Rotuladoras

Rotuladoras

Rotuladoras

Necessita de aplicar etiqueta auto adesiva em embalagens?

Um ou mais rótulos?

Em embalagem cilíndrica ou quadrada / rectangular?

Em processo descontínuo ou contínuo?

Fale connosco !

Rotuladoras

O processo de rotulagem (ou etiquetagem) é uma etapa importante na produção de embalagens de diversos tipos de produtos. A rotulagem consiste na aplicação de uma etiqueta na superfície da embalagem, geralmente contendo informações importantes sobre o produto, como o seu nome, marca, ingredientes, data de validade, entre outras informações.

O princípio de funcionamento das rotuladoras e etiquetadoras é relativamente simples. As rotuladoras e etiquetadoras são equipamentos que aplicam automaticamente etiquetas autoadesivas/cola quente/cola fria nas superfícies das embalagens.

Normalmente, as etiquetas estão suportadas em rolos (bobines), que são inseridos na rotuladora ou etiquetadora. As etiquetas são então desenroladas do rolo, cortadas na medida certa e aplicadas nas superfícies das embalagens.

Nas rotuladoras de cola quente ou cola fria as etiquetas são pré cortadas e alimentadas individualmente à estação de colagem. Há ainda um outro sistema de colocação da etiqueta em que esta está numa bobina contínua e é pré cortada na máquina, imediatamente antes da sua aplicação. Estas máquinas são designadas por roll- fed

Todas as rotuladoras e etiquetadoras são equipadas em função do tipo de rótulo com dispositivos que permitem a sua correcta aplicação na superfície da embalagem.

Assim, cada sistema é projetado para aplicar a etiqueta de maneira eficiente e precisa na superfície da embalagem.

Utilizadas em diversas indústrias, incluindo alimentar, bebidas, farmacêutica, cosmética, entre outras, a rotulagem é essencial para fornecer informações importantes aos consumidores.

Tipos de etiquetas autoadesivas:

Existem diferentes tipos de etiquetas autoadesivas, cada uma com suas próprias características e benefícios.

Etiquetas em papel: As etiquetas em papel são as mais comuns e são amplamente utilizadas em diversas indústrias. Fáceis de imprimir, personalizar e de aplicar, são relativamente baratas. As etiquetas em papel podem ser encontradas em diferentes formatos, como branco fosco, branco brilhante, transparente, entre outros.

Etiquetas em filme: As etiquetas em filme são mais resistentes do que as etiquetas em papel e são amplamente utilizadas em indústrias que exigem alta durabilidade e resistência à humidade, como alimentos congelados, bebidas e produtos farmacêuticos. As etiquetas em filme são geralmente transparentes, permitindo visualizar a embalagem e eventualmente o produto no seu interior.

Formato e número de etiquetas por cada embalagem: as etiquetas podem ser encontradas em diferentes formatos em função da forma da embalagem e do tipo e número de caracteres ou logos que devem exibir

Há rotuladoras ou etiquetadoras que têm como função a aplicação de etiquetas que funcionam não só como identificadoras do produto, mas também como selo de segurança. Neste caso, a sua aplicação faz-se de modo a que estas contornem o gargalo ou a boca ou a aba da caixa, impedindo assim que a mesma seja aberta. São projetadas para romper facilmente quando a embalagem é aberta.

 

Rotuladoras de bancada:

As rotuladoras de bancada são projetadas para aplicar etiquetas autoadesivas quando se trata de pequenas cadências horárias, geralmente em ambientes de produção de pequena escala ou para a produção de produtos personalizados.

Estas rotuladoras são compactas e fáceis de usar, permitindo que as empresas produzam seus próprios rótulos personalizados com rapidez e facilidade.

Funcionam de maneira similar às rotuladoras automáticas: as etiquetas são armazenadas em rolos, que são inseridos na rotuladora e o desenrolamento da bobina é feito automaticamente. O operador tem apenas que colocar e retirar manualmente a embalagem.

É possível nestas máquinas definir um conjunto de parâmetros que permitem o correto posicionamento do rótulo.

Em algumas embalagens de maior dimensão ou mais complexas exige-se mais de uma etiqueta para fornecer toda a informação necessária. Há rotuladoras de bancada que possibilitam a aplicação de 2 rótulos na mesma embalagem. Para isso a bobina de suporte dos rótulos tem que conter os 2 tipos de rótulos.

 



Este website utiliza cookies e solicita os seus dados pessoais para melhorar a sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).