Moinhos e Trituradores
Se no seu processo de fabrico necessita de quebrar materiais sólidos em pedaços menores, utilize os nossos sistemas de moenda/trituração.
Com afinação do grau de moenda.
A nossa gama de moinhos resolve os seus problemas!
Os moinhos e os trituradores são equipamentos utilizados em diferentes indústrias com o objectivo de reduzir o tamanho das partículas dos materiais. São amplamente utilizados em indústrias como a alimentar, química, farmacêutica, mineral, de construção civil, entre outras.
Os processos de moenda e trituração podem ser realizados para diversos fins, como preparação de matérias-primas, produção de produtos intermédios e acabados, reciclagem de materiais, entre outros.
A moenda é o processo de redução do tamanho das partículas através da utilização de forças de cisalhamento, compressão ou impacto.
A trituração é um processo de redução de tamanho semelhante à moenda, porém, envolve forças de cisalhamento e corte mais intensas.
O grau de refinação é um parâmetro importante na moenda e trituração de materiais. Representa o grau de redução do tamanho das partículas, sendo um fator que influencia diretamente na qualidade e propriedades dos produtos finais.
Na utilização de moinhos e trituradores, é comum a utilização de elementos crivantes para controlar o tamanho das partículas produzidas. Os elementos crivantes podem ser telas perfuradas, peneiras de malha metálica , grelhas ou outro tipo de dispositivos que permitam a passagem apenas das partículas com o tamanho desejado.
Entre os produtos que podem ser triturados ou moídos em moinhos e trituradores, destacam-se:
- Alimentos: cereais, grãos, especiarias, frutas, verduras, carnes, entre outros.
- Produtos químicos: pigmentos, corantes, fertilizantes, resinas, plásticos, entre outros.
- Produtos farmacêuticos: comprimidos, cápsulas, pós, entre outros.
- Minerais: minérios, metais, rochas, entre outros.
- Materiais de construção: cimentos, argamassas, areias, pedras, entre outros.
Os moinhos e trituradores são equipamentos compostos por diferentes elementos, como o rotor, o estator, o sistema de alimentação, o sistema de motorização, os crivos ou peneiros e os sistemas de segurança. Os moinhos podem ser classificados de acordo com o tipo de alimentação, a forma de moagem e as características do produto final.
Os moinhos de alimentação manual são os mais simples e comuns, sendo utilizados em pequenas produções e para materiais de baixa densidade. Já os moinhos de alimentação automática são mais sofisticados e são utilizados em produções em larga escala.
Os moinhos podem ser classificados quanto à forma de moagem em moinhos de martelo, de disco, de rolos, entre outros. Os moinhos de martelo são comuns na indústria alimentar e de rações, enquanto os moinhos de rolos são utilizados na produção de cimentos e minerais. Os moinhos de disco são utilizados na produção de pigmentos e corantes.
Os trituradores são equipamentos que realizam a trituração de materiais por meio da utilização de lâminas ou facas que cortam e fragmentam os materiais. São comuns na indústria de reciclagem, onde são utilizados para a redução de tamanho de materiais como plásticos, papel, metal, vidro, entre outros.
O grau de refinação é um parâmetro importante na moenda e trituração, influenciando diretamente na qualidade e propriedades dos produtos finais. O controlo relativo à granulometria final das partículas depende essencialmente – mas não só – da furação malha ou crivo.
A escolha do tipo de moinhos ou trituradores, bem como dos elementos crivantes a serem utilizados, depende do tipo de material que está sendo processado e do tamanho das partículas que se deseja obter.
Qualquer um dos equipamentos acima mencionados obedece a rigorosas normas de segurança relativamente à protecção do operador pois que o seu funcionamento é potencialmente perigoso.