Bombas peristálticas
As Bombas peristálticas são equipamentos muito utilizados na indústria alimentar, farmacêutica, química e em diversos laboratórios sempre e quando se exige máxima precisão na dosagem de líquidos.
A Prosecore facilita-lhe uma gama alargada deste tipo de bombas, com características adaptadas às suas necessidades: de 1 a 10 canais, com sistema reversível, com velocidade variável e de funcionamento programável, usadas quer em líquidos neutros quer em líquidos altamente corrosivos. Gama de dosagens desde 1 ml até 200 ml por cada ciclo.
Para saber mais sobre a linha de bombas peristálticas solicite um orçamento. A equipa PROSECORE está pronta para ajudá-lo.
A bomba peristáltica é um equipamento que transfere fluidos de um local para outro a um determinado caudal.
Representa uma excelente opção multifuncional e multipropósito, sendo ideal para o utilizador final que procura tecnologia avançada, eliminando variados problemas de manutenção e desgaste excessivo.
Uma das principais características da bomba peristáltica é o que o fluido bombeado não entra em contato com nenhuma das partes móveis da bomba. Entrando em contacto apenas com a superfície interna da mangueira, evita-se qualquer tipo de dano ao fluido, impedindo a ocorrência de contaminações.
Por essa característica, difundiu-se o uso de bomba peristáltica em aplicações de laboratório.
Também são utilizadas em muitas indústrias, incluindo farmacêutica, processamento químico e estações de tratamento de água.
A bomba peristáltica é muito utilizada em processos onde é necessário a dosagem de líquidos em pequenas quantidades
A bomba peristáltica está projectada para realizar a dosagem da grande maioria dos fluidos, inclusive aqueles com viscosidade alta, corrosivos e até abrasivos.
Temos soluções para realizar a dosagem de álcool gel, detergentes, polímeros, corantes, aditivos, fertilizantes, esmaltes, pigmentos, entre outros.
O princípio de funcionamento da bomba peristáltica está baseado no funcionamento do intestino humano e é composta por três partes: motor, cabeça (cabeçote) e mangueira.
Na bomba peristáltica, a mangueira é posicionada, fixada no cabeçote e pressionada por roletes em volta do rotor que realiza um movimento de forma circular. Os roletes, ao rodarem, pressionam a mangueira, fechando-a.
O acto de comprimir o rolete contra a pista, dá à bomba a sua ação de deslocamento positivo. Isso impede o fluxo em contracorrente eliminando a necessidade de válvulas de retenção quando a bomba não está funcionando.
Logo após a passagem do rolete, a mangueira retorna ao diâmetro original, devido à conformação própria do material da mangueira.
Para além disso , a bomba peristáltica permite a dosagem de múltiplos produtos na mesma embalagem ou de um só produto em diversas embalagens em simultâneo porque o seu rotor permite a utilização de vários canais (mangueiras).
A nossa bomba peristáltica nas suas diversas versões vem completa com variador de velocidade, contador, programador e tubo (mangueira) adaptado ao produto.
Com experiência em diversos sectores, a PROSECORE dá-lhe todas as possibilidades existentes no mercado.
Para informação relativa a aplicação de uma bomba peristáltica ver tambéma pasta Medicamentos e Produtos Farmacêuticos