Prosecore

Escritório: +351 21 446 21 60

Equipamentos de Lavagem, Seleção, Corte, Pelagem para a sua matéria prima

Equipamentos de lavagem

Equipamentos de Lavagem, Seleção, Corte, Pelagem para a sua matéria prima

A Prosecore tem disponíveis várias soluções para processamento de hortícolas (batata, cenoura, alho, cebola, aipo, tomate etc) e fruta (maçã, pera, manga, morango, etc) onde se inserem diversas etapas tais como lavagem, drenagem, escolha, pelagem, trituração, corte e outros, etapas  essenciais para um processamento de hortícolas eficiente e de alta qualidade.

Processos descontínuos para a preparação de lotes de dimensões pequenas ou médias, adequados à indústria de média capacidade, são uma das nossas especialidades 

Contacte-nos para lhe darmos a melhor solução para as suas matérias-primas. 



O termo processamento é genericamente empregado para designar uma série de operações unitárias conjugadas, cuja finalidade é a de obter um produto final sem  alterações indesejáveis. Tais alterações podem ser causadas pela invasão e desenvolvimento de microrganismos ou por reações químicas, físicas e bioquímicas dos compostos naturalmente presentes nos alimentos.

Boas practicas de processamento de hortícolas , aumentam o  período de conservação. Isso não elimina a necessidade  de toda e qualquer matéria-prima ser submetida à inspeção de qualidade e rejeitada  caso a mesma se apresente com características indesejáveis. 

As matérias-primas devem ser conduzidas rapidamente da recepção para o processamento ou para o local de armazenamento, evitando exposição desnecessária a fontes de contaminação e/ou deterioração. 

De notar que quando os produtos hortícolas são cortados, descascados, fatiados ou triturados, a sua taxa metabólica aumenta. Isso decorre da maior atividade metabólica das células afetadas nesse processo e do aumento da superfície exposta à atmosfera após o corte, o que facilita a penetração do oxigénio no interior das células. A atividade respiratória também aumenta com a temperatura e é função da espécie vegetal, do seu grau de maturação, das suas condições fisiológicas e da composição da atmosfera ao seu redor.

As frutas e vegetais minimamente processados são colhidos e submetidos a um processo industrial que envolve as atividades de seleção e classificação da matéria-prima, pré-lavagem, processamento (corte, fatiamento etc.), sanificação, enxaguamento, centrifugação e embalamento, visando obter um produto fresco, saudável que, na maioria das vezes, não necessita de nenhuma preparação adicional para ser consumido.

No processamento de hortícolas, as barreiras para eliminação de microrganismos são poucas, sendo usadas então as  chamadas tecnologias de barreiras ou obstáculos, tais como os processos de lavagem, o uso de sanificantes, o embalamento em atmosfera modificada e a refrigeração.

No processamento de hortícolas a operação de  lavagem dos vegetais é a prática mais comum para se obter um produto mais seguro. Para a execução de tais processos é necessário considerar um conjunto de equipamentos que respondam de forma eficaz às exigências dos utilizadores.

Para obter mais exemplos de equipamentos consulte a pasta Tomate e seus derivados.

Para obter mais exemplos de equipamentos consulte:

https://prosecore.pt/sistemas-para-trituracao-de-produto-congelado-em-tambor/

Este website utiliza cookies e solicita os seus dados pessoais para melhorar a sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).