Prosecore

Escritório: +351 21 446 21 60

Capsuladores e Cravadoras para garrafas, frascos e latas

Capsuladores e Cravadoras

Capsuladores e Cravadoras para garrafas, frascos e latas

Precisa de fechar embalagens rígidas – garrafa, frasco, lata?

Temos capsuladores de rosca ou de pressão bem como cravadoras semi – automáticas de latas.

Peça-nos um orçamento!

Capsuladores e Cravadoras
Capsuladores e Cravadoras

As embalagens são a peça fundamental para que qualquer produto obtenha aceitação do público-alvo. Por essa razão são cuidadosamente pensadas, objetivando o sucesso das mercadorias colocadas à venda.

Ao lançar um produto, as empresas precisam levar em consideração os tipos de embalagem que são ideais para acondicionar e apresentar o potencial do item, tendo o cuidado de atender para aspetos sociais e culturais, além de fatores relacionados com a facilidade de manipulação, de reciclagem e continuidade de fornecimento.

A embalagem é muito importante na apresentação do produto ao cliente e diz muito sobre a marca e os esforços em atender as necessidades de quem compra.

Cada uma das embalagens deve ser fechada antes de ser entregue ao consumidor. O tipo de fecho depende do tipo de produto e da embalagem.

De seguida elencam-se algumas das embalagens mais conhecidas e os diversos processos para as fechar:

Papel e papelão

Os tipos de embalagem cuja composição se dá por meio de papel e papelão correspondem a um grupo bem abrangente, incluindo os sacos e papéis de embrulho. Em geral, se destacam pelas formas simples e pelo preço mais acessível.

As caixas e cartuchos feitos com papelão liso e também as caixas de papelão ondulado são amplamente utilizadas pelos mais variados segmentos da indústria de transformação, aquela que transforma matéria-prima em produto final/intermediário.

O seu fecho é feito por fita adesiva, na parte inferior e não parte superior da caixa (no caso de caixas americanas, ou seja, caixas de abas superior / inferior e laterais) ou por cola (no mesmo tipo de caixas ou em caixas “envolventes” ou wraparound).

Plásticos

Os plásticos foram introduzidos no pós-guerra e vemo-los em filmes, sacos, tubos, grades e frascos. As embalagens de plástico têm como principal característica a leveza e a capacidade de serem moldadas em variados formatos.

Aqueles que mais se destacam no quesito embalagem são:

Polipropileno (PP)-Muito utilizado para moldar frascos pequenos, rótulos para garrafas, embalagens de margarina, dentre outros;

Poliestireno (PS) -Utilizado tanto na forma transparente como na sua forma ccomposta,é empregado no fabrico de recipientes isolantes para alimentos, caixas de ovos e embalagens com características almofadadas;

Policloreto de Vinila (PVC) -Utilizados na fabricação de frascos rígidos e maleáveis, blister e filmes e embalagens que necessitam de uma proteção maior.

Polietileno tereftalato (PET) – PET é usado, sobretudo, na produção de garrafas de refrigerantes e águas minerais.

O  fecho da maioria das embalagens de plástico é feito através de uma cápsula. A cápsula pode ser de rosca ou de pressão.

Assim, a capsuladora deve ter um dispositivo de roscagem ou um dispositivo para pressionar a cápsula

Latas de aço – As latas de aço, cuja composição se dá por meio das folhas de aço (folha de flandres) são amplamente utilizadas em embalagens que contêm alimentos, bebidas, tintas e também produtos químicos. Tem como principal atributo atender às restrições de resistência, conformação, revestimento e acabamento.

Com a utilização de uma camada elástica oferece ainda mais proteção aos materiais acondicionados. Pois, ainda que seja elástica, essa espécie de película é altamente resistente às deformações.

Para o fecho de latas utiliza-se um equipamento designado por cravadora. A cravadora, tal como o seu nome indica, “crava” a tampa no bordo da lata, tornando-a hermética

Latas de alumínio – As latas feitas de alumínio são um bom exemplo de tipos de embalagem de metal não ferroso. Em geral, são utilizadas para acondicionar bebidas como cervejas, sumos, chás e refrigerantes. Para o fecho de latas utiliza-se um equipamento designado por cravadora. A cravadora, tal como o seu nome indica, “crava” a tampa no bordo da lata, tornando-a hermética

Vidro – muito utilizado nas bebidas, é a uma embalagem cujo material é 100% reciclável e a única que, no seu fabrico, utiliza matéria prima que se encontra na natureza.

Utiliza-se sempre que se pretende valorizar um determinado produto (é considerada uma embalagem “nobre”). Estas embalagens existem sob determinadas formas e volumes e as suas características protetoras possibilitam a utilização de bebidas carbonatadas, bebidas ou líquidos sensíveis à luz, bebidas com validade longa porque o vidro se comporta como um material inerte.

O fecho das garrafas de vidro faz-se normalmente por tampa de plástico de pressão, tampa de alumínio de rosca ou rolha de cortiça, sendo todo bocal protegido por vezes com cápsula de plástico termoretrátil

Brick – embalagem utilizada muito frequentemente nas bebidas e nos laticínios, tem como grande vantagem o seu preço, facilidade de utilização e resistência ao choque.

Normalmente são constituídas por um laminado de Papel-cartão que oferece estabilidade, resistência, Polietileno que protege contra a humidade no lado de fora da embalagem e possibilita que o papel-cartão entre em aderência com a folha de alumínio Folha de alumínio que protege o alimento contra os efeitos do oxigénio e da luz, mantendo as características de valor nutricional e os aromas do alimento na embalagem, mesmo em temperaturas ambientes.

Estas embalagens são formadas e fechadas nas próprias máquinas de enchimento.

Embalagens laminadas  – são aquelas formadas pela união de dois ou mais materiais, como filme BOPP metalizado + adesivo + BOPP transparente.

Estas embalagens são fechadas por termosoldagem.

Blister – uma das embalagens menos conhecidas, todavia, a maioria das pessoas consome ou já consumiu produtos com esse tipo de embalagem. É formada por uma cartela suporte (cartão ou filme plástico), sobre o qual o item a ser comercializado é fixado.

Exemplos:  comprimidos, pilhas, etc.

O seu fecho é efetuado na própria máquina que forma e coloca o produto no seu interior.

Este website utiliza cookies e solicita os seus dados pessoais para melhorar a sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).